13abr16 - quarta
a
16abr16 - sábado
Percurso do período: 180 km
Percurso total: 8.307 km
a
16abr16 - sábado
Percurso do período: 180 km
Percurso total: 8.307 km
Como já havíamos programado, ficamos de até 16/04 na Cidade do Panamá, capital e maior cidade do Panamá, para viabilizar o envio do Mino(Taurus) para a Colômbia.
Conseguimos um excelente valor de diária e com isso ficamos hospedados no Hilton Garden, no bairro Cangrejo, um ótimo hotel muito próximo do centro da cidade. A cidade é marcada por uma arquitetura impressionante, são inúmeros os edifícios que causam grande impacto no visitante.
O novo e o velho em harmonia |
A velha cidade do Panamá |
Grandes avenidas, um trânsito onde predomina o uso da buzina e um impressionante número de carros de grande porte nas ruas, nunca havia visto uma concentração tão grande de Toyotas Prado em algum lugar.
Fiz uma caminhada por uma parte da Cinta Costera, um local com avenidas, parques, ciclofaixas e faixas para caminhadas a beira mar que em certo ponto avança num viaduto quase ao nível do mar fazendo um arco e retornando à costa. É impressionante e deve deixar-nos orgulhosos porque os arquitetos que o planejaram usaram como inspiração o nosso aterro do Flamengo.
A impressionante Cinta Costeira, inspirada no nosso Aterro do Flamengo |
Cinta Costeira |
Cinta Costeira sobre o mar, com ciclovia e faixa para caminhada |
Visitamos, eu, Marcelo e Mauro, o Canal do Panamá. Uma das grandes obras de engenharia do século XX, que mudou o curso do comércio mundial e que de tão importante impôs o domínio americano sobre o território panamenho durante quase todo o século XX. As principais rotas que utilizam o canal são aquelas que ligam a costa leste à costa oeste americana. Só em 1999 o Panamá voltou a ter controle de todo o seu território. O Canal determinou os rumos da economia do país e como resultado disto os serviços são a principal atividade econômica.
Nossa última atividade na cidade, após vários trâmites burocráticos para permitir o envio do Mino(Taurus) para Cartagena de Índias, na Colômbia (que deve merecer um post específico), foi leva-lo até Colón, a cidade que fica no lado caribenho do Panamá, na outra extremidade do Canal.
Saímos bem cedo no dia 15/04, Daniel e eu, para chegarmos no início do expediente no Colón Container Terminal, onde ultimaríamos os preparativos para o embarque do nosso já muito amigo Mino(Taurus) no navio conteneiro Chaser. Esperávamos embarcar nós mesmo o carro dentro do container, mas depois de pagar um valor elevadíssimo para que providenciassem a amarração do carro tivemos que entregar as chaves a alguém que o conduziria até o local devido. Vale ressaltar que fomos muito bem assessorados por Nilka, da empresa Evergreen, que nos acompanhou detalhadamente para garantir o embarque do automóvel na viagem do Chaser prevista para o dia seguinte.
Despedindo-se do Mino(Taurus): os lenços estão na sacola branca |
Mino(Taurus) no Terminal |
O trajeto do Mino(Taurus) |
Lá visitamos uma espécie de zona franca, parecida com a de Manaus, mas murada, enorme e tão mal organizada como aquela.
Retornamos à cidade do Panamá com uma certa apreensão pelo afastamento do Mino(Taurus), afinal foram mais de 8mil km que nos tornaram muito íntimos.
No sábado, dia 16/04/16, partimos para Bogotá, onde ficaremos uns dias em casa de Ricardo, irmão de Daniel, aguardando o momento de nos dirigirmos a Cartagena para os desembaraços alfandegários do Mino(Taurus).
Panamá... meu sonho !!!! Deus continue abençoando vcs !!!
ResponderExcluir