quarta-feira, 27 de abril de 2016

EQUADOR: PARA ONDE DÁ VONTADE DE VOLTAR!!

DIAS 26 e 27
24abr16 - Domingo
a
25abr16 - Segunda
Percurso do período: 1027 km
Percurso total:  10.892 km

Aviso ao viajante:
- cuidado com os limites de velocidade e outras regras de trânsito, há policiais nas pistas;
- o dólar americano é a moeda local desde 2000, em substituição ao sucre, portanto não é necessário se preocupar com câmbio;
- a gasolina foi a mais barata encontrada no percurso: US$ 1,48 por galão da regular ( US$ 0,39 por litro);

Encontramos no Equador um país que chama a atenção pela beleza e organização. A primeira etapa deste trecho foi a etapa final do percurso para Marcelo e Mauro, que tinham compromissos no Brasil que os obrigava a voltar.

Como afirmamos no posto anterior encontramos já na fronteira a aduana mais organizada e transparente, com procedimentos que favorecem o cidadão.

No percurso vimos as áreas rurais extremamente organizadas, com estradas bem conservadas e cidades bem urbanizadas, com infra estrutura em expansão,

Após passar pela fronteira no dia anterior (23/04) seguimos até Tulcan. Apesar de Capital da província de Carchi, é uma pequena cidade com pouca infra estrutura hoteleira. Havíamos reservado acomodações no Hotel Palácio Imperial, ao chegar lá fomos recebidos por alguém que até agora não sei quem é, que nos questionou sobre se iríamos nos hospedar mesmo, pois havia um festa no hotel que perduraria até as 2 da manhã. Negociamos na recepção quartos nos lugares mais distantes da festa e dormimos cansados ao som de batidão latino americano.

De lá partimos na manhã do dia seguinte bem cedo em direção a Quito e poucas milhas depois da saída fomos parados por policiais rodoviários.  Daniel dirigia a 96 km (60 milhas) numa pista onde o limite era de 90 km. Ouviu do guarda: "Quanto me pagas para não multá-lo em US$ 150", para ouvir de retorno "Sou cristão, portanto pagarei a multa, pode emitir a boleta". O policial, após chamar atenção para o cuidado que se deve ter com os limites de velocidade, perguntou a nacionalidade do Daniel, deu um meio sorriso ao ouvir que era brasileiro (mesmo com a cara do Ray Coniff) e mandou seguir. Foi nossa primeira experiência de tentativa de extorsão nos quase 11 mil quilometros percorridos até agora.

Muito próximo de Quito, com 10.058 km da viagem rodados, segundo os nossos instrumentos (GPS nos celulares), passamos sobre a linha do Equador Para mim foi um  especial prazer de passar da Primavera  para o Outono, sem passar pelo Verão, um sonho de consumo meu e da Ana, o que poderia dar até um post específico.

Como chegamos razoavelmente cedo a Quito, a 2800 m de altitude, fomos procurar um lugar para almoçar. Não encontramos, mas pudemos contemplar uma bela cidade incrustada entre montanhas. Um informação equivocada, mas muito gentil,  nos forçou a fazer tour pelo seu centro histórico (a cidade foi fundada em 1534 e foi a primeira reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 1978) (descobrimos que é muito comum por aqui, a pessoa te responde com muita boa vontade mesmo que não saiba nada sobre o que você perguntou).

Acabamos almoçando no Aeroporto, para onde nos dirigimos para o embarque de Marcelo e Mauro, avaliamos juntos como foram bons estes dias e como tudo deu certo apesar de todas as nossas diferenças, oramos juntos agradecendo por isso antes deles partirem. Vai ser estranho continuar só em 3: Daniel, eu e o Mino(Taurus).

Eu e Daniel pernoitamos em Quito no Hotel Stubel, ao lado do miradouro de Guápulo, com uma vista incrível do Vale do mesmo nome. Partimos na manhã seguinte em direção ao sul para passar para o Peru pela Ponte da Paz em Huaquillas.

No percurso uma placa interessante na estrada: "ZONA DE CAÍDA DE CENIZAS! ENCENDA LAS LUCES", o que voce pensaria de morar em uma área sujeita aos humores de vulcões.

Avistamos o topo de vários deles no entorno do caminho mas o que chamou nossa atenção foi o Chimborazo, vulcão e montanha mais alta do Equador, com 6.238m, Por estar localizado a 1º ao sul do Equador  e devido ao formato elipsóide da terra a distância do seu topo ao centro da mesma é  2.000 m maior que a do Everest, sendo portanto o ponto mais externo do planeta. É por este motivo que as placas indicativas dos seus acessos  afirmam que é o ponto mais perto do Sol. Uma decepção para mim que sempre achei que este ponto fosse em Bangú (RJ) ou Corumbá (MS).

Seguimos paisagens lindas de serra e estradas bem conservadas até a divisa...dalí em diante, incluindo a passagem pela fronteira é assunto para o próximo post.

Sobre a beleza do Equador deixo as fotos falarem: